Recicladores criam biblioteca com livros que foram jogados fora.

"De um lado, havia quem deitasse os livros no lixo. Do outro, havia quem procurasse esses mesmos livros", disse Alper Tasdelen, presidente da câmara de Çankaya, na Turquia. A biblioteca conta já com mais de seis mil livros, alguns dos quais foram doados pelos habitantes.

 Em Ancara, na Turquia, os livros que eram deitados fora ganharam um novo lar (e propósito). Os homens do lixo uniram-se e, com a ajuda da câmara municipal de Çankaya, no distrito da capital turca, criaram uma biblioteca com os livros que encontraram nas ruas durante os turnos de recolha do lixo. Aos poucos, o projeto foi recebendo mais atenção e a coleção foi crescendo com a ajuda de colegas de trabalho e de pessoas que começaram a entregar diretamente os livros aos funcionários da câmara. Em setembro do ano passado, a biblioteca - apenas acessível aos funcionários e aos seus familiares - abriu as portas ao público. "De um lado, havia quem deitasse os livros no lixo. Do outro, havia quem procurasse esses mesmos livros", disse o presidente da câmara de Çankaya Alper Tasdelen, em entrevista à CNN. "Começámos por discutir a ideia de criar uma biblioteca a partir desses livros. E quando todos concordaram, o projeto aconteceu", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escritor, poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo Oswald Barroso estará na Biblioteca Pública Municipal de Pentecoste - Ceará

ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO NO BIBLIVRE 3.0.22 NA BIBLIOTECA DE JAGUARIBE - CEARÁ