Projeto de Automação e Inclusão das Bibliotecas Municipais do Ceará no Mundo Virtual



1. Sobre o Software
O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. 

Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.

O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.

O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em Inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.

Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão.


Sobre a Rede Biblivre
A Rede Biblivre foi criada em 2011 por Pedro Henrique Marques de Andrade, com a missão de disponibilizar todas as Bibliotecas Municipais do Ceará na Internet  por meio do Biblivre além disso é oferecido suporte ao sistema e plantão tira dúvidas para os usuários. Atualmente conta com 185 Bibliotecas municipais hospedadas no site www.redebiblivre.com.br e atendemos através do whatsapp (85) 98028561 e pelo email: redebiblivre@gmail.com além das Bibliotecas municipais do Ceará contamos também com Bibliotecas de outras instituições públicas e privadas, hoje temos cerca de 500 acessos diários ao site onde são postadas atualizações de eventos que acontecem nas Bibliotecas e outras noticias ligadas à leitura e ao desenvolvimento do conhecimento.

Sobre o Criador da Rede: 
Pedro Henrique  é Graduado em Administração de Empresas e é Funcionário Público na Prefeitura Municipal de Icó onde exerce o cargo de administrador Público é credenciado junto à  Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN) para representação do Software, trabalhou com informatização de Bibliotecas, Treinamentos, Coordenação Técnica do "Projeto Biblioteca Cidadã" da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, realizou diversos cursos em vários estados brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escritor, poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo Oswald Barroso estará na Biblioteca Pública Municipal de Pentecoste - Ceará

ATUALIZAÇÃO E TREINAMENTO NO BIBLIVRE 3.0.22 NA BIBLIOTECA DE JAGUARIBE - CEARÁ